A halitose, também conhecida como mau hálito, pode causar constrangimento em muitas pessoas e até mesmo afetar relações sociais e profissionais. Porém, há solução para eliminar o cheiro desagradável na boca. Para identificar maneiras de eliminar o problema, o portal LeoDias entrevistou um especialista em saúde bucal.
O dentista Anderson Bernal analisou os fatores que podem causar o mau hálito: “Primeiro pode ser placa bacteriana na língua, que é conhecida como saburra lingual, uma das causas principais. Doenças como cárie e inflamações na gengiva também, já que causam o acumulo de bactérias”, iniciou.
Veja as fotos
Segundo o especialista, a boca seca causa a falta de saliva e também pode favorecer o mau cheiro. Mas não é só isso: “Existe também aquele mau hálito que é de jejum e momentâneo. Já os problemas estomacais respondem só a 6% do mau cheiro. A origem principal está na boca, geralmente”, disse.
O profissional ressaltou que a falta de higiene pode agravar o problema: “Falta de escovação e fio dental, principalmente. Não escovar a língua, uso de cigarro, pouca ingestão de água, uso de próteses ou lentes de contato dentárias mal adaptadas também são prejudiciais”, pontuou.
Para o paciente que precisa melhorar o hálito, o dentista orientou: “É necessário fazer uma boa higienização, com escova, pasta, fio dental e raspador de língua”, garantiu.
“Sempre estar atento com a hidratação, principalmente porque ajuda na produção da saliva e evitar o jejum prolongado. Obviamente, é necessário ir ao dentista de quatro a seis meses para ver se tem algum foco de infecção ou algo que prejudique a saúde bucal”, concluiu o e fundador do “Instituto Bernal de Odontologia”.
source https://portalleodias.com/saude/mau-halito-especialista-orienta-como-cuidar-da-saude-bucal-e-evitar-o-cheiro-ruim
0 Comentários